A Zycoo anunciou o lançamento do seu sistema CTMS - Cloud Telephony Management System, que já está disponível para download no site Zycoo . O produto é gratuito para até três nós conectados, no entanto, é possível adicionar mais nós, sendo exigida uma licença (preço ainda não disponível).
O CTMS baseia-se na arquitetura Coovox IPPBX, tornando-o na única solução corporativa que disponibiliza 2 funcionalidades essenciais para a administração e suporte de sistemas :
- é uma solução verdadeiramente centralizada, pensada e idealizada para permitir a gestão remota e configuração de sistemas CooVox IPPBX distribuídos, tornando o CTMS na única solução no mercado ideal para operadoras VoIP, revendedores e prestadores de serviços VoIP que gerem vários clientes e várias appliances ZyCoo.
- permite conectar unidades ZyCoo CooVox IPPBX distribuídos para agir como um único sistema de telefone, é como tal projetada para empresas com muitas filiais distribuídas geograficamente.
Arquitectura CTMS
O CTMS é um centro de gestão de sistemas de rede VoIP desenvolvido exclusivamente pela ZYCOO, e pode ser utilizado por operadoras VoIP, revendedores de equipamentos e serviços de telefonia IP, assim como administradores de sistemas de empresas com múltiplas instalações e equipamentos ZyCoo CooVox IPPBX ou ZyCoo Coovox CTNs (Cloud Telephony Nodes).
O CTMS oferece uma multitude de recursos para CTN, incluindo auto-provisionning, gestão de atualização de software / firmware, monitorização de estados de serviços e performance, sistemas de alarmística, log, etc.
O CTMS é uma solução poderosa que oferece os recursos e funcionalidades necessários para gerir e manter um sistema de telefonia IP disperso geograficamente, através da utilização de um único sistema de gestão centralizada.
O CTN (Cloud Telephony Node) é um componente do CMTS e controla a entrega de serviços de telefonia IP num determinado ramal ou trunk. Toda e qualquer comunicação entre CTN e CTMS é feita mediante uma VPN segura.
Os telefones IP que suportam o protocolo SIP podem ser geridos via CTMS, especialmente os telefones que suportam o auto-provisionning com as appliances ZyCoo CooVox IPPBX: todos os telefones localizados numa rede externa CTN podem ser auto-provisionados directamente via CTMS.
Benefícios e Recursos
- Configuração centralizada e atualização de CTNs
- Informações e monitorização do sistema, configuração e estado de serviço
- Backup e visualização de logs de sistema, logs de operação e registo de chamadas
- Gestão de grupos de serviços de utilizadores, com recurso a templates
- Gestão e configuração de dispositivos individuais ou múltiplos com base em grupos de utilizadores
- Controlo de atualização de sistemas flexível permitindo uma fácil actualização de todo o software e firmware de sistemas
- Com base no protocolo TR069, permite acesso através de redes privadas aos ramais (trunks)
- Baseado em Linux, assegurando total segurança e fiabilidade
- Todos os equipamentos conectados ao CTN podem fazer chamadas livres e em total segurança
Notas:
-
CTNs (Cloud Telephony Nodes) podem ser quaiquer appliances ZyCoo CooVox IPPBX, mas terá de ser instalado um firmware especial com suporte para CTN em cada dispositivo. O firmware está disponível a partir do site Zycoo.
- Todos os ramais são conectados através de VPN pelo o CTMC.
- Cada ramal conectado necessita de um plano de número único para extensões locais
Está interessado no CTMS?
A sua empresa tem um vasto parque de appliances ZyCoo CooVox IPPBX?
É uma operadora virtual que necessita de uma solução de gestão integrada de todas as centrais de telefonia IP dos seus clientes?
É um integrador de sistemas de telefonia e precisa de uma ferramenta simples, completa e eficaz para dar suporte de qualidade aos seus clientes?
Se respondeu "SIM" a uma destas questões, então contacte-nos via o nosso formulário de contacto e peça-nos mais informações.
-
1. Requisitos para PC
CPU: Intel (R) Atom (TM) CPU ou superior
RAM: 512 MB ou superior
HDD: 10GB de espaço livre no mínimo
Placa gráfica Placa: VGA compatível ou superior
Driver CD: CD-ROM/DVD-ROM
Outros: Cartão de áudio, rede, modem e assim por diante
2. Requisitos de largura de banda
Largura de banda operacional CTMC é a soma da largura de banda de todos os nós de gestão. Largura de banda respectiva exemplificada abaixo:
Modelo Valor Bandwidth
CooVox-U20 1 100Kbps
CooVox-U50 1 100Kbps
CooVox-U100 1 100Kbps
Por exemplo, 10 unidades de ZyCoo CooVox U20 geridos via CTMC, a largura de banda da CTMC é: 10 x 100Kbps x 2> 2 Mbps (uplink e downlink), que é a largura de banda mínima; no caso de chamadas simultâneas completos é 2Mbps.
3. Rede
Porta 8505 para monitorização dos nós via CTMC nós
Porta 8506 para download de actualizações via CTMC
Porta 9998 para acesso à Web para CTMC
Porta 9898 para configuração nós em CTMC
Porta 1194 para VPN
Das portas indicadas acima, devem permancecer abertas as portas 8505, 8506, 1194
-
CMTS permite a uma empresa criar uma arquitetura híbrida, implementando todos os benefícios da Cloud e juntamente com soluções de telefonia IP.
Numa solução baseada em cloud, o PBX está alojado na nuvem e apenas os pontos remotos (clientes SIP como telefones IP, softphones ou ramais, etc...) existem na empresa. Esta abordagem pode ser benéfica em alguns aspectos, mas há factores que tornam a telefonia IP na Cloud uma má escolha para muitas organizações, tais como :
- A segurança para seus sistemas, cruciais para o seu negócio, residem agora numa empresa separada. Como garante que os seus dados, valiosos para a sua empresa, estão totalmente seguros?
- A solução alojamento virtual apresenta um único ponto de falha. Assim, se as ligações à plataforma à rede falhar, todos os seus ramais ficarão sem comunicações e não poderá utilizar os telefones
- Soluções de cloud computing são cobrados por utilizador, por mês e ao longo de um período de 3 a 5 anos, tornando-se significativamente mais caro do que um equivalente em sistema legacy
- A capacidade de monitorizar o desempenho do sistema e gestão global da plataforma alojada é limitada a apenas técnicos do prestador de serviços
- Revisões de software e atualizações de sistema são realizadas pelo prestador do serviço, e essas mudanças são geralmente obrigatórias e, portanto, alguns recursos de que a sua empresa depende podem mudar ou serem removidos sem o seu consentimento, ou até mesmo conhecimento
O CMTS fornece muitos dos benefícios de um serviço baseado na cloud, incluindo a capacidade de ligar as suas filiais numa única solução, como também permite obter todoos os benefícios que apenas um sistema legacy pode entregarl, tais como:
- failover para a rede fixa (PSTN) em caso de perda de conectividade com a Internet
- um sistema implantado em cada local, assim todas as internas são passadas pela rede local ou via VPN
- acesso administrativo completo para os sistemas ZyCoo CooVox IPPBX para que a disponibilidade e o desempenho possa ser monitorizado e totalmente gerido
- personalização de configurações locais para responder às necessidades de cada uma das filiais da sua empresa, ou de cada um dos sistemas dos seus clientes
- melhor suporte para dispositivos, incluindo máquinas de fax
- nenhum ponto único de falha em toda a organização : a redundância de comunicações é total